Acabei de acrescentar uma série ao meu TOP de linha de livros/filmes/séries que ADORO: JOGOS VORAZES. Assisti ao filme e confesso que fiquei impressionada.
Mais do que uma série teenage, yound adult, dêem o nome que quiser ... são histórias para nos fazer pensar e refletir sobre a sociedade e as suas artificialidades.
No filme(e acredito que nos livros também) há uma clara mensagem política e crítica sobre a sociedade atual refém de valores superficiais e insustentáveis.
Aqui está o mérito de Jogos Vorazes: fazer as pessoas que assistem ou leiam a história refletirem sobre política, pão e circo, reality show, autoritarismo, poder e manipulação.
E aos fãs loucos e desmedidos de outras séries(Harry Potter e Crepúsculo) não se assustem ou assumam uma postura defensiva frente a esse grande fenômeno Jogos Vorazes. Eu particularmente, sou apaixonada pelos livros e filmes de Harry Potter, são a minha doce infância e a minha terna lembrança de mensagens poderosíssimas que levarei para toda a minha vida. Até gosto de Crepúsculo, porque confesso que sou uma romântica incurável, apesar de que aqui nas entrelinhas digo que gosto muito mais do vampiro Edward(me julguem agora rs) do que Bella(urgh!) ou Jacob, mas digo com todas as linhas que POLITICAMENTE Crepúsculo não passa nenhuma mensagem... muitos dizem que é romance com muito açúcar e eu concordo - mas é aí que está o encanto da série.
Agora Jogos Vorazes, meus amigos, está além de Crepúsculo e mais baseado do que Harry Potter.
As mensagens subliminares e subentendidas de Harry Potter, são postas as claras e com sérias marcas de violências que assustam e são cruéis. Ao mesmo tempo que expõe uma crítica mais do que bem-vinda, agrada a todos os gostos eu diria(tanto adolescentes adeptas do teamFulano teamCigano, tanto aos admiradores ou meros espectadores de uma boa obra prima).
Acho infantilidade quem leva em frente esse tipo de disputa que uma série é melhor/pior/igual à outra. Não sejamos pequenos, meus caros... Temos que apreciar o melhor de cada série e saber dissociar uma da outra.
Afinal... o sucesso de uma série não desmerece o sucesso de outra. Sem brigas porque já diria alguém bem inteligente: o céu é para todos e não tem limite.