domingo, 6 de dezembro de 2009

Livros versus Filmes.

Estava na lan-house em Recife e lembrei-me de uma mulher amiga da minha prima, que fez-me sentir indignada com uma coisa. Minha prima e eu estávamos lendo algumas histórias legais na internet e essa mulher, perguntou a ela se minha prima e eu perdíamos tempo lendo, ao invés de fazer qualquer outra coisa?
Sem comprometimentos, resolvi escrever isso aqui meio como um desabafo: Pra mim, o melhor de todos os livros que eu já li (e olha que não são poucos)são da saga Harry Potter. Algumas pessoas podem discordar, mas acredito que essas pessoas assistiram apenas ao filme, e não leram o livro. Sinceramente, de onde a autora cria essas ideias tão maravilhosas? Cada detalhe se encaixa totalmente no futuro, e é tanta coisa fascinante. E sim galera, acho que livros são MIL VEZES melhores do que filmes. A sensação, a emoção que a gente sente no livro, é diferente do que no filme. Porque não se dá o trabalho de 'funcionar' a imaginação? É muito melhor a sensação de 'criar' seu personagem, 'seu' Harry, 'seu' Edward, na sua cabeça, na sua imaginação. Sem preconceitos, mas acho que as pessoas que preferem ver os filmes do que ler os livros são pessoas que estão acostumadas com as coisas prontas, fruto de uma sociedade hoje 'preguiçosa'. Não sei quem foi que disse que ler é chato, não sei quem foi que disse que ler é perda de tempo, não sei quem foi, mas acredito que esse esteja equivocado.O melhor de tudo mesmo, de ler é que você aprende a pensar, diante dos fatos ocorridos nos livros você vai tirando a sua própria conclusão, a sua opinião a respeito dos fatos que acontecem no livro, nos filmes isso vem pronto pra você, essa interpretação, como as pessoas devem agir, tudo vem pronto e não gosto das coisas prontas. Li essa frase em algum lugar(acho que pertence a Carlos Drummond de Andrade) e concordo totalmente com ela: A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. É realmente uma pena que muitas pessoas não sentem essa sede.

Mas opinião é opinião, e muita gente não concorda comigo, fazer o quê?
VIVA AS DIFERENÇAS!