quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A saudade não tem braços, mas sabe muito bem como apertar.

Quem inventou a saudade, não conheceu o amor, pois quem ama quer sempre estar por perto. Essa frase é sincera e verdadeira, pois somente aqueles que amam, sentem saudade dos amados. Saudade mesmo é quando aperta aquela dorzinha no peito, quando sua mente se preenche de lembranças boas e tristes, quando você sente vontade de ligar, quando a ausência daquela pessoa deixa um vazio enorme. É pior que sentir ódio, tristeza, rancor. É como se algo, uma parte de você estivesse faltando.
Saudades de amigos, amores, família, de algo que você nunca teve. Geralmente, quando percebemos que essas pessoas ou coisas são importantes para nós é quando, de alguma forma, as perdemos. Saudade de lugares, de coisas que marcaram a sua vida.
É por isso que é importante curtir a vida lentamente, aproveitando cada momento. Porque no fim das contas, vale a pena. Hoje estou sentindo saudades de tudo e de todos. Sério, sinto saudades dos meus colegas da escola, sinto falta da minha família, sinto falta dos meus amigos da Disney, sinto falta até dos meus amigos de infância. E só de pensar (e escrever) isso aquela dorzinha bate. Cada momento marcante vai passando na memória como um replay, me proporcionando risadas ou lágrimas. Essa dorzinha bate no peito, porque estou distante deles, porque de alguma forma, na minha rotina, no meu cotidiano, nas minhas férias eles fizeram parte de mim, talvez a melhor parte de mim. O bom da vida é isso mesmo, existem momentos que valem mais do que anos e você trocaria 10, 15 anos da sua vida para poder viver tudo de novo.
Sinto pena dos norte-americanos. Sim, pena. Para poder expressar os sentimentos que, aqui no Brasil, a gente diz com apenas uma palavra, eles precisam dizer uma frase inteira: I miss you. Sinceramente, prefiro Saudade, porque uma palavra tão forte como essa define tudo que uma frase não consegue passar. Se você parar para pensar, saudade se relaciona com tantos outros sentimentos fortes, como por exemplo, o amor, a alegria, a amizade, a compaixão, a felicidade, tantos sentimentos relacionados a essa palavra. Porque só quem já viveu todos esses sentimentos, ou pelo menos um deles, sentirá saudade.
Portanto, se você sentir saudade isso significa que você viveu, que você de alguma forma fez algo que valeu a pena. E, agora, olhando por outro lado saudade não é um sentimento tão ruim, é a maior prova que tudo o que você viveu valeu a pena. Mas parece que mesmo sabendo disso, é inevitável sentir aquela dorzinha. E o que fazer, quando sentir aquela dorzinha? Nada. Deixa as lembranças te preencherem, chore e sorria. Como dizia Mário Quintana: O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.