quinta-feira, 24 de junho de 2010

#SOSPERNAMBUCO e #SOSALAGOAS.

Época de Copa do Mundo e todos(ou quase isso) os brasileiros estão patriotas. Sem querer humilhar rs, mas o Brasil se destaca no quesito futebol e isso não é novidade. Então não acho absurdo nem hipocrisia torcer pelo nosso país em um torneio tão prestigiado como esse. É certo que muitas notícias, muitas informações vão pra debaixo do tapete, mas a internet está aí pra quebrar qualquer desculpa sobre isso. Temos o mundo em nossas mãos, ok? Vamos parar com essa hipocrisia. Muitos saem por aí falando que o Brasil tem tantos problemas sociais, e ao invés de cuidar deles o povo está aclamando a copa. Esta aí uma coisa que parcialmente eu não concordo. É verdade sim que o Brasil tem muitos problemas sociais, mas a copa, o futebol não aumenta nem diminui esses problemas. O nosso país é literalmente o país do futebol, somos bons nisso e devemos exaltar as nossas qualidades sem esconder os nossos defeitos. Nós temos muitos pontos fracos, sim nós temos. Mas também temos pontos fortes, fortíssimos. E devemos como brasileiros, valorizar isso, para que não se perca diante desses pontos fracos.
Entendo um pouco a festa da Copa do Mundo, sim entendo. Mas o que não entendo é que, recentemente, aconteceu enchentes em Alagoas e Pernambuco, e os brasileiros estão no geral, 'esquecendo' desse detalhe por causa da copa. Desde quando o trabalho, os estudos, a natureza, a vida para para a copa? Nunca. Então é tudo uma questão de equilíbrio. Quando houve o terremoto do Haiti, todos ficaram mobilizados com as vítimas e houve doações em massa para o Haiti. E agora? Cadê a população generosa? Quem precisa dessa ajuda são os brasileiros, isso aumenta ou diminui a vontade de ajudar? A verdade é que com o alarde e ajuda todos que tiveram do Haiti, foi inevitável não ajudar, não sentir pena. E porque agora, não sentimos pelos Pernambucanos e Alagoanos? Porque não há uma mobilização maior por eles? Porque somos tão mesquinhos para ajudar aos nossos iguais? ao nossos irmãos?
Copa do mundo vs Responsabilidade Social, esse duelo tem que existir mesmo? Não dá pra ter equilíbrio. Ou simplesmente você consegue se deitar a noite sastifeito com a vitória do Brasil, sabendo que muitos alagoanos e pernambucanos não tem nem ao menos onde dormir?
Responsabilidade social não é só do governo, e sim de todos. Então estou no meio-termo. Torcendo pelo Brasil, sim estou. Mas também estou ajudando na divulgação da campanha para ajudar aos meus irmãos. Sim, porque sou Pernambucana e minha família também é PE e Alagoana. Não só por isso, poderia ser no Acre, eu estaria ajudando. Porque antes de ser Pernambuca, Alagoana, Carioca, e até mesmo campeã mundial de futebol, hexacampeão, eu sou brasileira. E se o Brasil ficar em primeiro, segundo, terceiro lugar, isso não depende de mim e sim dos jogadores, mas talvez aquela vítima da enchente esteja precisando do meu olhar, da minha ajuda.
#SOSPERNAMBUCO e #SOSALAGOAS.