sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ler, ler, ler: Uma paixão.

Hoje eu vou falar de um assunto, que para muitas pessoas não é interessante, para outras fundamental, mas para mim fascinante: A leitura. Se tem uma paixão que eu tenho é sobre livros. Livros pra mim, alimentam sonhos, verdades e fantasias. Livros abrem a minha mente para um mundo muito maior do que imaginava. Livros me trazem sensações maravilhosas, como risos, lágrimas, tristeza, piedade, compreensão, raiva. Livros me envolvem. Livros me deixam fascinada.
Quem inventou o livro está de parabéns, inventou o nosso maior legado, que é aquilo que a gente pensa, aquilo que a gente deseja, aquilo que a gente ama,escrito, eternizado, em linhas, parágrafos, frases, em texto, em livros.
O que mais me dá raiva são pessoas que não entendem isso, e esnobam. Sim, esnobam. Porque acham que livros não são necessários pra viver. Todo mundo já ouviu essa frase: quem ler muito escreve bem. É uma frase verídica. Mas para mim, quem ler muito não significa só escrever bem. Quem ler muito quebra barreiras, fronteiras. Quebra a fronteira do preconceito, da razão, da imaginação, do sentimento, do conhecimento. Expande tudo.
E se torna uma pessoa mais interessante, tem mais personalidade, mais educação, mais tudo.
Não se torna uma pessoa alheia ao mundo, pelo contrário, se torna uma pessoa ainda mais incluída no mundo e nas coisas que acontecem.
Conhecer o lugar em que vive, a cultura do seu país, e dos outros também, são coisas que tornam a gente uma pessoa melhor em tudo. Em diálogo, em amigos, em conhecimento, em inteligência, em tudo mesmo.
É por esses e outros motivos que eu amo ler. O maior de todos os motivos é o que a leitura me proporciona. É como uma terapia para todos os meus problemas, aconteça o que acontecer ler me relaxa, me faz bem, me traz paz, me traz equilíbrio.
São poucas as pessoas que podem afirmar isso. A maioria acha um saco, e só lê por obrigação. Não tenho nada a dizer a essas pessoas, eu não estou perdendo nada, pelo contrário, eu estou ganhando muito. Ganhando o mundo inteiro talvez, ou então ganhando a minha paz interior. É uma forma de viajar o mundo todo, conhecer outros mundos, sem sair do lugar.
Afinal de contas, livros é onde pulsa o coração daqueles que morreram e deixaram a sua marca.