sábado, 23 de janeiro de 2010

Um vício de infância: Harry Potter.

Olá pessoal, o assunto da vez é Harry Potter. Se você odeia Harry Potter e cia pare de ler. E se você odeia e ainda está lendo isso aqui, vai achar isso idiota. Bem, o que você pensa não me interessa, esse assunto eu não acho idiota.
Sim galera, eu adoro Harry Potter, me encantei pela saga do bruxinho, e me envolvi com os livros. Quando eu tinha 10 anos eu conheci o primeiro livro, e hoje com 15 anos ainda estou impressionada com a história. Talvez porque eu tenha crescido junto com o enredo. Conheço Harry Potter, como um amigo de infância ou então um herói. Mas também não tenho nada contra as pessoas que são anti-harry. Na verdade, a única coisa que eu sinto é que a pessoa não sabe o que está perdendo.
Quando o papa Bento XVI desaconselhou a leitura dos livros eu fiquei indignada. Alegou que os livros ensinavam as pessoas a usar bruxaria. Na verdade, a impressão que eu tenho é que o papa não leu os livros. A mensagem que a autora passa, vai muito além do que feitiços, poções. A mensagem é muito mais profunda.
Toda essa história não tem a intenção de ensinar bruxaria, e sim a intenção de 'viajar' para outro mundo. Quebrar as barreiras da imaginação. E a forma como J.K Rowling faz a relação entre esse mundo de magia e o mundo real, faz a gente perceber que não importa o lugar onde você vive, os valores éticos são os mesmos.
A mensagem que a autora passa é uma mensagem de amor, superação,união, perda, tristeza, amizade, alegria, cicatrizesAmor, por conta do sentimento que envolve entre ele e seus amigos, entre ele e sua família. Visto que a mãe dele, Lílian Potter, morreu para salvar o filho.Superação, por conta dos problemas que o bruxinho enfrentou e enfrenta ainda, mas que sempre supera sem perder os seus príncipios. União e Amizade, por conta de seus laços fortalecido com seus dois melhores amigos: Rony e Hermione. Aonde quer que ele vá, o que quer que aconteça eles sempre estão unidos, um ajudando o outro. Uma amizade verdadeira, e fiel. Coisa que a gente não encontra por aí hoje em dia.
Perda, por conta de todas as perdas que Harry Potter já sofreu. Primeiramente ele perdeu os pais, logo em seguida o direito de ter uma família, e sua liberdade. Depois ele perdeu Sirius, um padrinho que era a única relação que ele tinha com sua família. Em seguida ele perdeu Dumbledore, como o seu maior mentor. Depois perdeu Fred, um irmão de Rony, e seu amigo. Dobby, a sua coruja Edwiges, e uma parte(ainda que obscura) da sua vida. Na verdade a história toda gira em torno disso, de perdas. Como ele conseguirá superar as suas perdas.
Tristeza, é um sentimento que vem junto com as perdas. E a alegria é um sentimento que vem junto com a amizade e com o amor. Cicatrizes, além da sua cicatriz em forma de raio na testa, que tem  um significado que afeta a sua vida, tem as cicatrizes do coração. Aquela cicatriz que vai estar sempre ali, marcada. E nem que você queira, você poderá tirá-la. Cicatrizes que você não tem como superá-la, mas tem como conviver.

São valores que encontro na Bíblia. São valores que milhares de pessoas tentam seguir e acreditam.

Aventura, drama, romance, feitiços, isso tudo é consequência da história. É pra tornar tudo mais interessante e fascinante. Quanto ao fato de instigar as pessoas a acreditar nesse mundo mágico criado por J.K Rowling, eu gostaria de saber que criança nunca cresceu acreditando em fadas, duendes, papai noel, acreditando em fantasia. A única diferença é que as crianças não tem maldade e se permitem sonhar, já os adultos recriminam isso e se esquecem que um dia já foram crianças. Dentro de nós sempre existe a criança e ao ler um livro como Harry Potter a nossa parte 'criança' faz a gente acreditar sim no mundo mágico e faz a gente ter a esperança de que um dia possa receber uma carta para estudar em Hogwarts, a escola de magia.