sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Para um professor...

Meu professor de História que me deu tantas lições, tantas histórias, tantos questionamentos acabou por me decepcionar. E a culpa disso é minha, eu admito. Sejamos sinceros, se eu não criasse tantas expectativas e idealizasse tanto ele, não estaria passando por isso. Eu esqueci que ele também é humano e que também tem os seus erros e mancadas.
Um discurso diferente de suas ações é algo que acho ruim. Sim, porque de nada me adianta os discursos politicamente corretos, quando em suas ações a postura adotada é totalmente outra. E isso me chateia. Gostaria de dizer que isso não me importa, mas a verdade é que a minha vida também está envolvida nisso.
Se esse meu professor, parasse para se ouvir de vez em quando, acho que ficaria abismado com as coisas que fala. Não sei se é para se enturmar com a galera, mas sinceramente eu desacreditei. Não estou dizendo que tudo seja mentira, o que digo é que nem tudo é verdade. E nos dias atuais, eu tenho um compromisso com a verdade e não há espaço na minha vida para infantilidade nem brincadeiras idiotas.
Então, a quem deseja enganar? Acha que as pessoas não percebem? É óbvio que algumas percebem, mas aí está a questão, ninguém te julgará por isso, não porque você é um professor, e sim porque você já nos conquistou. E é aí que entra seu mérito.
Ouvindo o discurso de alguns colegas fiquei chateada e triste com uns comentários. Porque quando se trata desse meu professor, as pessoas apenas se lembram das brincadeiras e resenhas, e se esquecem do principal: das lições(não apenas de História, é nesse contexto que incluo as lições de vidas). Porque nenhum professor esse ano nos deu tantas lições quanto esse. É uma pena que os meus colegas não tenham essa percepção, eu mesma não deixei passar.
Porque se daqui a algum tempo, um bom tempo, eu me lembrar dele, será pelas suas mensagens e não pelas brincadeiras. As brincadeiras vão e vêm, professores também. Mas os professores que nos marcam são aqueles que apenas por um momento conseguiu nos passar alguma mensagem. Nem que seja para nos tornar uma pessoa melhor do que quando entramos no início do ano.
E a decepção está justamente no apego as tais brincadeiras. Nos prejudica como alunos. Não se deve exigir algo de alguém que você não dá. Não adianta dizer que alguns são infantis se as suas atitudes são as mesmas que as desses 'alguns' . Não podemos julgar o outro sem antes olhar para si mesmo. 'Aprende com a mesma severidade com que julgas, que um dia serás julgado.' Mas tudo bem, o ano está acabando e acredito que esse período possa ser ignorado, porque só as coisas boas são que se perpetuarão. Assim espero.
Mesmo me decepcionando, esse professor me deu mais uma lição e contastação: Ninguém é perfeito, não importa quão boa seja uma pessoa, algumas vezes ela terá atitudes más[...] Bom, é verdade.
Mas não sou eu quem vou te dizer isso, a vida acabará por te mostrar e diante da inteligência que vejo em ti, pode ser que você perceba antes mesmo de cair.
E embora você tenha me decepcionado, eu ainda tenho um carinho por você.
Por todas as lições,
Por mudar a minha concepção do que chamo de professor,
Por me fazer sorrir e chorar de rir,
Por simplesmente atravessar a linha tênue imposta pela sociedade entre professor e alunos. A verdade é que os alunos do segundo ano gostam de você.
São poucos os professores que podem dizer isso.