quinta-feira, 4 de março de 2010

Um marco na história?

Começaram os primeiros dias de aulas e está uma correria só. Na verdade já se passou 1 mês já, rs... Estou no Sartre como sempre, e saiu a maioria dos meus amigos :/, chatisse.
Mas também me aproximei de muitas pessoas, conheci novas. Não está prometendo ser o melhor ano, mas tá legal.
Adorei os professores :) eles explicam bem, tratam a gente com uma responsabilidade maior, tem um domínio fantástico na sala, e mantém o ritmo. Claro que uns, mais do que os outros.
Tenho um professor de História e Sociologia novo, que é sucesso! Risadas, e conteúdo garantido. Uma pessoa massa, demais.
Estou de transporte novo, e fazendo um curso Super- med, de Química, Física e Biologia. 2010 começou na correria. E eu estou indo conforme o movimento das ondas.
Assistindo o BBB10 e ao mesmo tempo, estudando, lendo, ouvindo música, e na fisioterapia.
Revi minha amiga que foi fazer intercâmbio no Canadá, Bruninha. Nossa saudade matada, de verdade.
Em meio a essa correria percebi que em um dia ocorre tantas mudanças, tantas surpresas, e fiquei impressionada como esses pequenos detalhes fazem toda a diferença. Uma risada, um choro, um término, um abraço, uma piada, gente nova e por aí vai. As coisas vão acontecendo, acontecendo e se torna tão natural que as vezes a gente nem percebe ;)
E se as coisas vão mudando tão rapidamente, como é que uma pessoa pode dizer que é experiente em tal coisa? A todo momento tudo se renova, tudo se transforma. Também não consigo entender como as pessoas falam tanto em valores, ética, se nem ao menos se dão o exemplo disso? Como as pessoas querem exigir algo de outra pessoa, se ela nem ao menos dentro de si, tem isso?
Nessas aulas de Histórias, são legais principalmente, porque o professor trás a atualidade e discute fazendo uma relação sobre o fato de ocorreu.
E daí eu tirei uma conclusão: quem não entende o passado, nunca compreenderá o presente. Coisas que hoje são naturais se deram por um fato, por alguém que determinou isso, e certamente o mundo tem uma história fascinante, ainda mais que Harry Potter eu admito. É muito diferente quando você sabe que aquilo aconteceu, de quando você sabe que é fantasia.
Viajo nas histórias medievais, rei Arthur, Cruzada, e por aí vai... Tem de tudo nesses filmes. É legal ver(e compreender) algo totalmente diferente da nossa realidade.
E viajando no passado, entendendo o presente, e sonhando com o futuro. Será que nós vamos fazer algo que marque a História? Será que daqui a 200 anos , sei lá, alguém lembrará do nosso legado? Ou será que o mundo nem existirá mais, por conta do aquecimento global?
Meu professor de História, uma das aulas disse uma frase famosinha: ' O homem é o lobo do próprio homem'. Essa frase se dá pelo fato de que quando os lobos não têm alimentos, eles matam os seus companheiros para se alimentar e assim sucessivamente, até sobrar o último, que fraco das lutas morre também. Resumindo os lobos em caos provocam entre si a AUTO-DESTRUIÇÃO. Então fazendo uma relação mais dramática, essa frase diz que nós somos auto-destrutivos.
Será que é verdade?
O caminho que tomamos é pela auto-destruição?
Quem provocou o aquecimento global?
Quem provoca a extinção das espécies?
Quem destrói a natureza?
Quem consolidou a violência? O preconceito? A ignorância?
QUEM?
E aonde isso tudo vai levar?
O pior disso tudo é que além de se auto-destruir, o homem destrói os que estão ao seu redor.
E pensar que a 500 anos atrás Hobbes escreveu isso, sem sequer imaginar que sociedade encontraria hoje. Ou talvez, ele tinha uma leve ideia.