sábado, 24 de abril de 2010

2010=tragédias?

Andei analisando, reparem que 2010 está sendo o ano das tragédias. Nunca vi tanta notícia ruim de uma só vez, acho que se explodir mais uma bomba nem vai ser tanta surpresa. O que leva o homem a viver assim? Chuvas tempestuosas, enchentes, deslizamentos de encostas, terremotos, tsunamis, tornados, até uma epidemia de dengue já se instalou... Isso sem falar do aumento da criminalidade, acidentes de trânsito... Muitas mortes... e para matar muito mais, nos últimos tempos o aquecimento global caminha contra nós!

A maioria desses casos aconteceram por consequência da ação humana, e a resposta da natureza é violenta.
Coloquei essa pergunta no google, e achei interessante o post dessa pessoa.
Porque o homem destrói o próprio lugar onde vive e necessita para sobreviver?


O homem tem a sabedoria de criar suas tecnologias para facilitar sua vida, e a vida alheia.
O homem tem a sabedoria de criar máquinas para automatizar suas tarefas, assim facilitando no trabalho, nas tarefas do dia a dia como o carro, o computador, um automóvel qualquer também.
O homem tem a sabedoria de criar fórmulas e explicações para a gravidade, para a física, para a química.
Mas será que o homem tem sabedoria o bastante pra saber que muitas de suas tecnologias não estão ajudando, e sim destruindo vidas que poderão vir no futuro?
Será que o homem tem sabedoria o bastante, para ver que suas máquinas estão destruindo a natureza e poluindo o nosso ar, causando doenças para nós e uma vida infernal para nossos filhos ou netos que poderemos ter no futuro?
Será que o homem tem sabedoria o bastante, para ver que estão usando as fórmulas de física e quimica para criar a destruição, como a bomba atômica?

Porque o homem destrói sua própria casa, seu próprio lugar de sobrevivência?

E a resposta de uma outra pessoa:
Não são todos os homens que destroem o planeta desse jeito. A maioria é consciente dos danos que provoca e deseja remediar isso de alguma maneira. O problema é que essa maioria é ainda muito passiva! No dia que a maioria dos bons resolverem combater essa minoria que mata e destrói, facilmente a gente reverte - ainda - todo esse estrago.

*

E digo ainda que é um erro pensar que a nossa tecnologia é a maior responsável pela destruiçao. Nos tempos das cavernas o homem já havia dimizado dezenas de espécies, e antes da revolução industrial florestas inteiras já haviam sido derrubadas "no braço"...
Se voltássemos a levar vida de camponeses, pode crer, o estrago seria muito maior do que é com a tecnologia avançada que temos. Imagina todo mundo queimando e derrubando árvores para aquecer a água, cozinhar, se locomover, etc!
Repito, uma maioria inconsciente ainda, tem que deter essa minoria inconsequente!

ISSO É QUE É O BOM DE INTERNET, fico tão feliz quando encontro coisas inteligentes. Ainda tem gente no mundo que vale a pena, ainda bem.