sábado, 17 de abril de 2010

QUE VENHA O TERCEIRÃO.

Eu ainda estou no 2º ano, isso é fato. Mas já estou com um pé no terceirão. Diante das cobranças e das expectativas( do colégio, dos pais, e as suas mesmo), estou começando a pensar no que eu vou prestar para vestibular. Penso em Direito, talvez Jornalismo(apesar da desvalorização), mas alguma área relacionada a Humanas. E contradizendo isso que meu coração pede agora, estou fazendo um curso chamado Super-Med, que tem 3 matérias: Física, Química e Biologia. Estou gostando do curso pois ele dá uma aprofundada nos assuntos e é voltado para vestibular. Porém uma coisa que eu percebi é que esse curso é voltado para quem quer fazer Medicina, então estou começando a questionar se vale a pena fazer. Acho que na forma que o sistema brasileiro de educação cobra o conhecimento do aluno, as diferenças de classes afetam bastante, há uma cobrança de nota determinista, e um estímulo precário.
Hoje, só quem tem acesso ,no Brasil, a uma educação de qualidade é quem tem dinheiro, ou então quem consegue uma bolsa, em um colégio particular. Em Salvador mesmo, a partir de 700 reais, pode-se dizer que o aluno tem uma educação exemplar, falando de uma maneira bem determinista.
Em países, como a Finlândia, o que ocorre é exatamente o contrário. A educação é pública, independente das classes sociais, e há um estímulo grandioso, formando assim cidadões.
O vestibular, no Brasil, afunda ainda mais as desigualdades entre as classes. E a universidade pública, não é pra todos. Claro que há as cotas(sou contra, acredito que em vez das cotas, prouni e outros sistemas, pegassem esse dinheiro e investiam lá na base da educação pública, que nada disso seria necessário). Irônico, é que o aluno que estudou a vida toda em um colégio particular, quando chega na faculdade quer ir para a federal, a pública. E o aluno que a vida toda esteve na escola pública, quer ir para a faculdade particular.
Perto do vestibular, é impossível não refletir sobre isso. Sobre as profissões e seu devido reconhecimento(ou não), porque vamos fazer uma escolha que vai se refletir pelo resto da nossa vida. Acho o sistema brasileiro de educação degastado, mas estou dentro dele, e tenho que seguir as regras.
O importante de estudar é conhecer o mundo e entendê-lo. Isso é fundamental, pois para poder reinvidicar seus direitos, você precisa conhecê-los, para poder mudar algo ruim, você precisa conhecer o certo, para poder ser alguém na vida, ser um cidadão, você precisa ter conhecimento, porque conhecimento é poder. E isso nós conquistamos na escola, onde passamos metade da nossa vida, aprendendo e conhecendo colegas, amigos e conhecidos. Saber conciliar isso, mais os hormônios da adolescência não é fácil. Creio que a maioria das pessoas passaram por isso, a única diferença é que a cada dia que passa tudo fica mais difícil.
A maior conquista que uma pessoa consegue na vida profissional é ser reconhecido pelo seu ofício, espero que eu faça a escolha certa, espero que dentro desse sistema cheio de falhas eu consiga mudar alguma coisa, espero que daqui a 15 ou 20 anos que eu ler isso aqui de novo, tudo que eu escrevi seja um passado distante.