terça-feira, 11 de maio de 2010

Brasil, mostre a sua cara...

Tenho professores ótimos, como pessoa e profissionalmente, porém também recrimino algumas das atitudes que alguns tomam. Eu, particularmente, não gosto quando um professor levanta uma questão social e apenas delata o problema, sem ajudar a gente a chegar a uma solução. Acredito que se a escola é lugar onde se forma cidadões, nós devemos extrapolar muito mais do que foi escrito nos livros. Afinal, o mundo hoje é assim devido aos grandes pensadores.
Um professor meu, tem um pessimismo muito grande em relação ao Brasil, e aí é que eu acho que está o pecado. Críticas, críticas, críticas, sim e vem cá? Como fazer para melhorar isso? O que mais me deixa chateada, é quando esse professor apela pela educação. Sim, porque apesar de ser um motor para o desenvolvimento no país, ainda existem tantas questões emergentes e perigosas que não podem simplesmente ser deixadas de lado. Além do mais, não há uma reforma no pensamento da sociedade brasileira que ao invés de pensar no crescimento do país, pensa mais no crescimento próprio e se esquece que existem outras pessoas.
Em compensação, meu pai é um nacionalista ufanista. Ok, não chega a tanto mas está quase lá. Ele é o grande responsável por fazer-me ainda acreditar no Brasil. Ele me lembra de como a história do nosso país não foi fácil e foge dos 'padrões'. Ele me lembra que existiram pessoas que tentaram fazer um bem para o nosso país( e apesar de na época não serem reconhecidos, hoje tem grande notoriedade). Ele me faz refletir, que nós podemos sim mudar o país, deixando as coisas boas como estão e amenizando as ruins, pois até os países desenvolvidos têm problemas sociais, menos agravantes é claro, mas não totalmente extintos. Ao mesmo tempo meu pai, é bem contraditório em relação a política do pais. Ele elogia o povo, e pisa nos elegidos pelo povo. Isso é bem irônico.
Vivendo no meio dos dois, criei uma visão sobre o meu país. Ficou claro para mim que se nós não somos uma grande potência é por que somos governados por um bando de incompetentes, que roubam o nosso dinheiro e têm um discurso político que vira arma. Porém esse quadro negro, já está sendo alterado, pois apesar de uma educação ainda deixando a desejar, o número de pessoas que estão tomando consciência disso vêm aumentando. E sei que muitos dizem por aí que o Brasil está crescendo, mas os pobres estão esquecidos. Caramba, acho que aí é que está o erro da população. Nós queremos uma solução IMEDIATA, que mostre resultados pro hoje, e muitas vezes deixamos de pensar no amanhã.
Lula, para mim, foi um ótimo presidente. Não desconstruiu todo o governo de FHC, porém deu melhorias em algumas falhas. Em seu governo prolongado, de altos e baixos, foi possível investir em algo que desse resultados tardios, e hoje temos números positivos na balança. Hoje em dia, ascensão social já é mais alcançada, há um maior número de idosos, o que indica melhoria na qualidade de vida e crescimento da indústria farmacêutica, entre outros.
Diante dessas duas vertentes, meu professor e meu pai, procuro não me manifestar muito. Apesar de que esse ano tenho discutido com diversos professores sobre a opiniões divergentes entre a minha e a deles. Não porque sou uma pessoa que prefere omitir o que pensa diante dos outros, mas porque isso geraria discussões desnecessárias. Só me manifesto mesmo, quando uma coisa para mim se torna bem difícil de engolir, quando o 'ceguismo' é muito grande, mas aí é da minha essência mesmo.
Acredito no crescimento do Brasil, até porque se eu não acreditasse não teria sentido estudar, estudar, estudar se não irei acrescentar nada ao meu país. Não é a questão de ser melhor que este ou aquele país, e sim de ser melhor para si mesmo. Com uma violência menos alarmante, entre outros problemas que precisam ser analisados. Acredito que o Brasil precisa explorar as suas riquezas, pois a pobreza não aguenta mais ser explorada.
E é aí, meu caro, que eu e muitos dessa nova geração entramos,
Para mudar essa realidade.