quarta-feira, 5 de maio de 2010

Seja generoso.

Hoje tive uma prova de que o que falta nesse mundo é a generosidade. As pessoas são tão deterministas com a vida, com o ambiente em que vive, e se esquece que as coisas são imprevisíveis. Na aula de inglês, meu professor disse que não dá dinheiro para a igreja, nem para os meninos de rua, pois acredita que estes usam para as drogas. Talvez, você que esteja lendo isso concorde. Eu, particulamente, discordo. Em questão da igreja entendo um pouco o ponto de vista dele, muitas pessoas ganham pouco e mal dá pro sustento e ainda pagam o dízimo(estou me referindo a igreja católica), porém também saio em defesa da igreja e afirmo que só paga o dízimo quem decide isso por OPÇÃO. NINGUÉM É OBRIGADO A DISPONIBILIZAR 10% DO SALÁRIO PARA A IGREJA, algumas pessoas fazem isso por opção para ajudar a manter a igreja. Portanto, não acho válido questionar a escolha de ninguém por aqui, mas quero deixar claro que a Igreja se sustenta sozinha, sem nenhum apoio do governo. Quanto a declaração dada em relação aos meninos de rua, achei no mínimo um determinismo lamentável, e eu ODEIO pensamentos e argumentos deterministas. Pra começar, eu acredito que muitos dos meninos que estão ali na rua, não tiveram oportunidades para estar em um status melhor, e estão ali por falta de opção. Prefiro que estejam nas sinaleiras, do que roubando. Disse isso pra o meu professor, que disse quase gritando que era mentira minha. Ok, deixe-me esclarecer: ele me disse que eles estão ali porque querem, porque tem acesso a tudo e não aproveitaram. Parei pra refletir, e olha só a minha conclusão: Se eles tiveram as oportunidades que eu estou tendo, que meus filhos provavelmente terão, eles NUNCA escolheriam estar ali. AS OPORTUNIDADES NÃO SURGEM PARA TODOS. Ainda que tenha uma escola pública, um sistema de saúde(debilitado, mas tem), não há uma mentalidade por conta de como foi dada a sua criação. Fiquei ainda mais triste quando ele completou as suas argumentações enfatizando que conhecia vários ex-alunos que preferem pedir dinheiro na rua do que trabalhar duro. COMO SE O MERCADO FOSSE FÁCIL, COMO SE HOUVESSE UMA PERSPECTIVA DE VIDA PARA ISSO. Uma pessoa que foi criada em um meio onde se tem traficantes, drogas, roubos, baixa expectativa de vida, escola precária, não tem nenhuma perspectiva de vida. Os meninos de rua estão ali, não porque escolheram e sim porque não foi lhe dada nem a opção de poder estar em um lugar melhor, mais digno. Disse isso ao meu professor de inglês, e ainda enfatizei que não são todos que são usuários de drogas, alguns realmente precisam do dinheiro. Ele me disse que quem está com fome, pede comida. Ok, uma pessoa não sobrevive bem apenas com comida, professor. Contas de energia, contas de luz, roupas, gastos com a casa, tudo isso é almejado. Eu não sou nenhuma idiota e sei que existem muitos ali que são sim usuários de drogas, mas também sei que existem aqueles que não são. E se eu tiver um trocadinho no carro, eu dou sim. Porque quem sabe seja uma pessoa que não seja usuária, e esteja precisando disso? Prefiro me arriscar do que não fazer nada. Falei que essa postura que ele tomava era conformista.
Sabe o que ele me disse? Que ele era racionalista. Ok, racionalista é o cara que usa a sua sabedoria para fazer a diferença, e relatar as coisas como são não faz de ninguém racionalista e sim um cidadão qualquer. Ele também me disse que perguntou aos guardadores de carro, se eles querem lavar o carro para ele com trabalho fixo e o tal cara disse que não. MAS É CLARO QUE ELE DISSE QUE NÃO. QUE CHANCES ELE TEM DE PROSPERAR? QUE CONDIÇÕES ELE VAI TER? AS MÍNIMAS, AS MESMAS SE ELE CONTINUAR GUARDANDO O CARRO.
Senti que o meu professor era uma pessoa indiferente aos problemas sociais, e também que era uma pessoa forçada, não espontânea. Fazia uma máscara ao redor de si, que não me convencia, nem me faz sentir bem. E fiquei incomodada.
Esse meu professor me disse que minha visão era uma visão romancista. Ok, Sr. 'Racional' leve em conta que romancista é um cara egoísta que não está nem aí para o próximo e sim em seus pensamentos e sentimentos. Esse perfil eu deixo pra você e seu desacreditar.
Prefiro dizer que isso faz de mim uma pessoa HUMANISTA, porque apesar de tudo o que tenho não deixo de olhar o próximo. E NÃO DEIXO DE ACREDITAR QUE AINDA HÁ GENTE NAQUELE MEIO QUE VALE A PENA. Para mim fazer a diferença no mundo não significa viver a sua vida e pronto. E sim fazer valer a vida de outra pessoa.
Tenho 15 anos, e acredito que quando tiver uma idade adulta, tentarei mudar um pouco essa realidade. A começar doando a instituições de orfanatos, idosos e drogados.
Essa discussão não deu em nada, ele continuou irrefutável e eu imbatível. Mas para mim, veio uma mensagem: o maior problema das pessoas está justamente na indiferença em relação as coisas. Olhe pro seu quintal e repare, as coisas podem estar ótimas pra você, mas o mundo dá voltas e você poderia estar no lugar do outro.
Seja generoso.
É só isso que eu peço.
É só isso que eu quero.
E é isso que eu serei.